segunda-feira, 13 de abril de 2009

Tratamento Fitossanitário para Frutíferas com a Bio Orgânica

Começa no manejo do solo. Solo equilibrado proporciona à panta condições de desenvolvimento sadio e produtivo. “Alimente seu solo que ele alimentará sua planta” Albrecht.

*
Já é sabido que o uso de herbicidas dessecantes em área total em fruteiras, diminui a biodiversidade do solo, afeta micorrizas, diminui matéria orgânica e microrganismos benéficos no solo, degradando e desequilibrando totalmente o sistema solo. Como consequência aumenta-se as doenças de solo e parte aérea, nematóides, deficiência de fósforo e micronutrientes.
*
Quando se tem o objetivo de construir a fertilidade do solo nas culturas de frutíferas, tem-se de alcançar e fazer adubação para o teor de Cálcio atingir 60 a 65% da C.T.C., Magnésio 12 a 15% e Potássio 4,5 a 6%, sempre com insumos que não afetem a vida do solo. Cloretos (KCl, CaCl2) matam microrganismos benéficos e são facilmente lixiviáveis.
*
No caso de hortaliças a nível de potássio pode ser de 3,5% da C.T.C. sendo os demais nutrientes os mesmos. Não exceder 100 Kg/ha de N. Sempre colocar organomineral + N.
*
Fósforo: elevar para acima de 25 ppm sempre com fosfatos naturais, pós de rocha, adubo organomineral, farinha de osso. Evite o uso de supersimples e supertriplo, pois tem reação ácida no solo e reagem muito rapidamente com Ca, Al, Fe indisponibilizando o P. Adubos orgânicos aumentam a vida das bactérias solubilizadoras de P aumentado os teores disponíveis para as plantas.
*
Enxofre: 20 ppm (colocar em forma de sulfatos, enxofre elementar, pós de rocha)
*
Micronutrientes: Boro 1ppm, Cu 2ppm, Mn 15 a 18 ppm, Zn 4 a 5ppm, Fe 20ppm (para frutas vermelhas elevar a 50 ppm),
*
Pó de rocha: MB4, Terra de Ibirá (BA)
*
Caso tenham interesse em fazer uma adubação que construa fertilidade e equilibre o solo, envie amostras de solo para eu analisar e fazer a recomendação completa. Junto coloque o que já foi colocado ou o que vem fazendo em termos de adubação, irrigação, insumos utilizados, resíduos orgânicos, cinzas, cascas, estercos, que possuem no local.

*

Manga

Calda Bordalesa


Acrescentar Bio Silício 1 a 2% em pelo menos 1 pulverização de Calda Bordalesa.
*
Deve-se aplicar Bio Silício pelo menos 2 vezes ao ano junto com pulverizações de micronutrientes ou Calda Bordalesa. Aumenta a resistência das folhas e frutos.
*
Calda Sulfocálcica Super S-20: ácaros, cochonilhas, pulgões, fungos de parte aérea : 2% uma vez por mês no início e monitorar para aumentar o intervalo entre as pulverizações.
*
Mosca das Frutas: FloraNeem sistema benzedura com 1%. Provoca esterilização das moscas ao se alimentarem da substância doce com Nim.
*
Pulgões : FloraNeem a 1%.
*
Cochonilhas: FloraNeem 1% em água. Pulverizar as partes atacadas.
*


Coco

Elevar os teores de matéria orgânica, Cálcio e Potássio (magnésio não deve ultrapassar 15% da C.T.C.), elevar teor de enxofre. Aumentar a área irrigada afim de molhar todo o solo, fazendo as raízes explorarem mais volume de solo. Não exagerar na irrigação, cobrir com palha o solo. Não queimar os restos de folhas e cocos. Picar tudo, compostar e retornar a lavoura, ou roçar e pulverizar Bio Fish por cima.

*

Molhar bem as partes afetadas e repetir após 15 dias, depois a doença pode ser controlada com a calda sulfocálcica Super S-20. Esta também controla algumas pragas.

*
Ácaros: 4%, pulverizar em alto volume nas regiões atacadas. Geralmente é a penca dos frutos.


*

Pulverizar preventivamente 1 vez por mês até o controle efetivo, depois pode-se espaçar mais as pulverizações, 3 a 4 meses entre elas.
*

Brocas: Feromônio colocados em baldes plásticos de lixo com furo na tampa. Colocar cana-de-açúcar cortada ao meio também. È uma atração sexual (feromônio) + atração alimentícia (cana fermentada).


*

Goiaba


Calda Bordalesa



Aplicar preventivamente alternando com a Sulfocálcica, em momentos de grande vegetação e frutificação.

*

Calda Sulfocálcica: para ferrugem, usar 2%, molhando bem as folhas e frutos. Ajuda no controle de tripes e cochonilha também.

*

Tripes e Picilídio: FloraNeem a 1%. Pulverizar as flores e frutos.

*

UVA

Calda Bordalesa

Aplicar nas concentrações acima e verificar se fica camada muito densa da calda. O ideal é interromper o uso 1 mês antes da colheita, pois pode manchar os frutos.

*

Aplicar Bio Silício junto com Calda Bordalesa em pelo menos 2 pulverizações, uma no início da frutificação e outra no meio (frutos médios).

*

Calda Sulfocálcica: Após a poda aplicar a 8% em todo o tronco.

*

Aplicar micronutrientes sempre que possível junto com Bio Fisha 0,25%

*

Pragas: FloraNeem (1%), pulgões, besouros desfolhadores (Bolax, Maromba)

*

Cochonilhas da parte aérea: aumentar cálcio e boro, o uso de sulfocálcica ajuda no controle e usar para controle efetivo FloraNeem 1%.

*

Tripes, Filoxera, : FloraNeem 1%.

*

Melão e Melancia

Calda Bordalesa


Pode-se intercalar pulverizações de Calda Bordalesa com Sulfocálcia a 0,5% ajuda no controle das doenças, tripes e pulgões. Iniciar com Calda Bordalesa e depois de 21 dias a sulfocálcica. Misturar Bio Silício (2%) à Calda Bordalesa na segunda aplicação.

*

Pulgões, Mosca-branca, tripes, brocas (Diaphania) percevejo, vaquinha: FloraNeem 1% quando houver pragas na cultura e no momento da frutificação 1 vez a cada 15 dias.

*
Bio Fish: Pulverização de 1 L/ha no pré-florescimento sozinho ou junto com micronutrientes. Aumenta pegamento e enchimento de frutos.

0 comentários:


Free Blogger Templates by Isnaini Dot Com and Real Estate. Powered by Blogger