segunda-feira, 13 de abril de 2009

ÁRVORE DO NEEM

NEEM: A ÁRVORE DA VIDA É SOLUÇÃO PARA AGRICULTORES E PECUARISTAS BRASILEIROS

*

*
O Rei Celestial Indra, a caminho do Céu, carregava um pote cheio de Ambrosia, manjar dos Deuses que até então estava sob o domínio dos demônios. Um pouco exaltado pela conquista, Indra deixou cair um pouco do manjar sobre uma árvore – o Neem. Para a felicidade do povo indiano, a árvore, abençoada pelo Rei Celestial, ganhou poder de cura sobrenatural e passou a ser considerada a árvore da vida. Isto é o que nos diz a mitologia indiana, mas a explicação para tamanho sucesso vem dos cientistas, que chegaram ao princípio ativo do Neem, o azadirachta.
*
Presente em todas as partes da árvore - da raiz ao fruto nada é desperdiçado. – o azadirachta que se encontra na casca é remédio para febre, reumatismo e dores lombares; o do óleo é usado no tratamento de tétano, urticária, eczema, epsorise e nos estágios iniciais da lepra; o suco de folhas do Neem é usado para expelir lombrigas, curar icterícia, e doenças da pele; os pequenos galhos da árvore são usados em muitas comunidades até mesmo como escovas de dente descartáveis que ajudam na preservação dos dentes e, como é parente do mogno, sua madeira serve para a fabricação de móveis.
*
Mas sua grande contribuição para a humanidade tem sido seu uso como um pesticida natural. Ao contrário dos agrotóxicos sintéticos, o Neem oferece controle efetivo de insetos e pragas que prejudicam a lavoura. E o melhor: o azadirachta não afeta o meio ambiente, o que faz com que o Neem seja um ótimo aliado na recuperação do solo. O Neem pode resistir à aridez, não necessitando de muita água ou nutrientes, e não é atacada por cupim, fungos ou outros parasitas naturais. Além da lavoura, a pecuária também se beneficia quando o gado é tratado com o princípio ativo do Neem.
*

*
O Neem é uma árvore frondosa e pode alcançar 30 metros de altura e 2,5 m de circunferência. Seus galhos formam coroas de até 10 m de diâmetro, com folhas em abundância, exceto em períodos de seca prolongada. Seu tronco, geralmente reto e curto, tem uma casca grossa, forte e enrugada. As raízes penetram profundamente no solo. As pequenas flores, brancas e bissexuais, nascem em cachos e seu aroma, parecido com o do mel, atrai as abelhas. Seu fruto é macio e mede em torno de 02 (dois) cm de comprimento, com uma polpa doce envolvendo a semente. É o miolo da semente que fornece o insumo mais usado para a produção de pesticida. A árvore do Neem começa a produzir frutos num período de 03 a 05 anos, tornando-se completamente produtiva em 10 anos. Esta árvore pode viver até 200 anos.
*
Pouco difundida no Brasil, a árvore do Neem está, aos poucos, sendo reconhecida por agropecuaristas. E, há um ano, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento agroindustrial, sem prejudicar o meio ambiente, surgiu o FLORANEEM.

0 comentários:


Free Blogger Templates by Isnaini Dot Com and Real Estate. Powered by Blogger