terça-feira, 14 de abril de 2009

Organismos do solo e o Nim

Um aumento na população de fungos foi observada em solos que receberam torta de Nim entre eles espécies microbivoros e micóphagas de nematóides.

*
Entretanto foi observado um incermento na a população de minhocas da espécie Eisenia foetida em solos tratados com folhas e sementes de Nim na concentração de 5% v/v, sob condições de casa de vegetação e campo. A reprodução foi levemente favorecida por um período de 13 dias em um substrato enriquecido com Nim. Vários produtos do Nim foram acrescentados em vasos de cultivo de tomate (1% v/v) e nenhum efeito negativo foi observado (RÖSSNER, J. & ZEBITZ, C.P.W. 1986).
*

Número e biomassa de minhocas por m2 no campo

*
Espécies encontradas em ordem decrescente de abundância: Allolobophora caliginosa, Lumbricus terrestris, A. chlorotica, A. rosea, L. castaneus, Octolasium cyaneum, L. rubellus.
*
Fonte: RÖSSNER, J. & ZEBITZ, C.P.W. 1986, Effect of soil treatment with Neem products os earthworms (Lumbricidae), Proc. 3rd. Int. Neem Conf., Nairobi, pp. 627-632.
*

Efeito sobre Organismos benéficos

Estudos de Martinez (2000) mostraram que o óleo de Nim (0,5%) pulverizado sobre joaninhas Cicloneda sanguinea, não provocou aumento de mortalidade, quando comparadas às que receberam apenas água como pulverização.
*
Almeida (2001) em trabalhos em pomares de acerola que receberam pulverizações de óleo de Nim, observou um aumento dos pulgões parasitados por microhimenópteros quando comparados a parte do pomar que recebeu pulverizações de Pirimor.
*
O efeito residual do Nim é ecológico pois protege ou afeta muito pouco os parasitas e predadores das pragas, resultando assim em um controle mais prolongado das pragas, ou seja, como o Nim não baixa a população dos inimigos naturais das pragas, mas apenas destas.
*

Possibilidade de Resistência dos insetos aos extratos de Nim

Alguns trabalhos tem mostrado que o Nim proporciona pouca possibilidade de resistência aos insetos, pois não é uma substância pura como a maioria dos inseticidas existentes no mercado.
*
Fatores de resistência (rf)* a Decis (Deltametrina) e extratos de sementes de Nim em duas variedades de P. xylostella, var.1 e var. 2

*rf = DL 50 em variedade tratada / DL50 em variedade não tratada (valor do controle)
*

Fato é que não houve sinais significativos de resistência sob as mesmas condições em extrato de sementes de Nim, confirmando a hipótese de que P. xylostella estabeleceria resistência mais facilmente à um inseticida monofatorial (deltametrina) que para um inseticida polifatorial (extrato de Nim).

0 comentários:


Free Blogger Templates by Isnaini Dot Com and Real Estate. Powered by Blogger