terça-feira, 14 de abril de 2009

Controle das pragas do Tomateiro

Recente tese de mestrado do agrônomo Marcos Aurélio Anequini de Macedo, orientado pelo prof. Dr. Arlindo Leal Boiça Júnior (UNESP-Jaboticabal), mostrou que o FloraNeem controla eficientemente todas as pragas do tomateiro.

*
Táticas de controle de pragas em duas cultivares de tomateiro RASTEIRO

*

RESUMO – Comparou-se em condições de campo, visando o controle de pragas do tomateiro em duas cultivares de crescimento determinado, as seguintes táticas de controle: a) Convencional (C) – pulverizações com os produtos metamidophos, buprofezin, acephate, cipermetrina, abamectina, permetrin, teflubenzuron e lufenuron, aplicados em intervalos de três a seis dias; b) Manejo Integrado de Pragas (MIP) – nível de ação de cada praga para aplicações de imidacloprid, triflumuron, lufenuron e abamectina; c) MIP-Azadirachta indica (Nim) - nível de ação de cada praga para aplicações do produto comercial FloraNeem (1,2% de azadiractina) a 0,5%.
*
As táticas de controle MIP e MIP-Nim foram eficientes no controle das pragas do tomateiro, não diferindo da tática C que apresentou as menores médias de infestação. As táticas de controle reduziram o número de plantas viróticas e as cultivares AP533 e Rio Grande influenciaram a população do pulgão e do tripes, sendo a cultivar Rio Grande mais preferida pelo pulgão e menos preferida pelo tripes em comparação a AP533. As táticas de controle C, MIP e MIP-Nim promoveram maiores produções do tomateiro com incrementos de até 74%. O número de pulverizações foi reduzido em até 74% com as táticas MIP e MIP-Nim, comparado ao método C. O produto natural FloraNeem é uma alternativa promissora no controle de pragas do tomateiro em campo, que se ajusta ao MIP.
*

Tabela 8. Porcentagem média de perda por frutos broqueados e produção (t/ha) para comércio in natura e indústria de duas cultivares de tomateiro de crescimento determinado submetidos a três táticas de controle. Pongai, 2001.

*

Médias seguidas pela mesma letra minúscula na coluna, não diferem significativamente entre si pelo teste de Tukey. ** 1% e * 5% de significância pelo teste F, ns – não significativo.
*
Pragas controladas com o FloraNeem: vetores de virose : pulgões, tripes e mosca branca
*
Lepidopteras: Broca-pequena-do-fruto (Neoleucinodes elegantalis), broca-grande-do-fruto (Helicoverpa zea), traças (Tuta absoluta e Phthorimaea operculella);
*
Percevejos: percevejo-do-tomate (Phthia picta e Corythaica cyathicollis)
*
Besouros: Vaquinha-da-batatinha (Epicauta atomaria), brasileirinho (Diabrotica speciosa), bicho-da-tromba-de-elefante (Phyrdenus divergens e Faustinus),
*
Ácaros, grilos, lagarta rosca, mosca minadora.
*

Tabela 6. Lista de ingredientes ativos, época e número de pulverizações nas cultivares de tomate de crescimento determinado submetidos a três estratégias de controle de pragas.

*

MACEDO M. A. A., Táticas de controle de pragas em duas cultivares de tomateiro rasteiro, Dissertação de mestrado, UNESP, Jaboticabal, SP, 60p, 2003.

0 comentários:


Free Blogger Templates by Isnaini Dot Com and Real Estate. Powered by Blogger