segunda-feira, 13 de abril de 2009

Tratamento Fitossanitário da Soja com a Bio Orgânica

Manejo do solo e adubação de plantio.

*
Começa no manejo do solo. Solo equilibrado proporciona à planta condições de desenvolvimento sadio e produtivo. “Alimente seu solo que ele alimentará sua planta” Albrecht.
*
Já é sabido que o uso de herbicidas dessecantes em área total, diminui a biodiversidade do solo, afeta micorrizas, diminui matéria orgânica e microrganismos benéficos no solo, degradando e desequilibrando totalmente o sistema solo. Como consequência aumenta-se as doenças de solo e parte aérea, nematóides, deficiência de fósforo e micronutrientes.
*
Quando se tem o objetivo de construir a fertilidade do solo nas culturas de grãos, tem-se de alcançar e fazer adubação para o teor de Cálcio atingir 50 a 60% da C.T.C., Magnésio 12 a 15% e Potássio 3,0 a 3,5%, sempre com insumos que não afetem a vida do solo. Cloretos (KCl, CaCl2) matam microrganismos benéficos e são facilmente lixiviáveis.
*
No caso de hortaliças a nível de potássio pode ser de 3,5% da C.T.C. sendo os demais nutrientes os mesmos. Sempre dar preferência na adubação com organomineral.
*
Fósforo: elevar para acima de 25 ppm sempre com fosfatos naturais, pós de rocha, adubo organomineral, farinha de osso. Evite o uso de supersimples e supertriplo, pois tem reação ácida no solo e reagem muito rapidamente com Ca, Al, Fe indisponibilizando o P. Adubos orgânicos aumentam a vida das bactérias solubilizadoras de P aumentado os teores disponíveis para as plantas. É um investimento inteligente, proporcionar condições de vida melhor para os microrganismos.
*
Enxofre: 15 a 18 ppm (colocar em forma de sulfatos, enxofre elementar, pós de rocha) Micronutrientes: Boro 1ppm, Cu 2ppm, Mn 15 a 18 ppm, Zn 4 a 5ppm, Fe 20ppm (para frutas vermelhas elevar a 50 ppm),
*
Caso tenham interesse em fazer uma adubação que construa fertilidade e equilibre o solo, envie amostras de solo para eu analisar e fazer a recomendação completa. Junto coloque o que já foi colocado ou o que vem fazendo em termos de adubação, irrigação, insumos utilizados, resíduos orgânicos, cinzas, cascas, estercos, que possuem no local.
*
BORO: usar em área total, 15 a 20 Kg/ha de Boro (ulexita), que tem 11% de Boro, sendo 7,5% prontamente disponível. Aumenta o pegamento de flores e peso dos grãos. Promove maior resistência das plantas às pragas e doenças por aumentar a velocidade de transformação de açúcares em polissacarídeos e regular o transporte de nutrientes e substâncias de defesa
*
Se for possível coloque também Sul-Po-Mag 40 Kg/ha em cobertura, como fontes de K, S e Mg. É bem melhor que KCl, pois não mata os microrganismos do solo e fornece de maneira equilibrada 3 macronutrientes essenciais ao algodoeiro.
*

Tratamento fitossanitário

Dessecação das plantas espontâneas com redução de herbicida em 30%:
FloraNeem 0,5 L/ha + 70% da dosagem do herbicida (Roundup)
Sempre colocar a água, depois o FloraNeem e por último o herbicida
*
Ideal: Após a dessecação, aplicar Bio Fish 1 L/ha, para repor microganismos no solo, pois afetado pelo herbicida. Pode ser usado biofertilizante a 5%.
*
Se não for possível, deixar para utilizar o Bio Fish junto com a pulverização dos micronutrientesFazer a pulverização do Bio Fish 1l/ha na pré-floração. Pode ser feito junto com os tratamentos contra ferrugem . Veja abaixo.
*
Em área de soja das fazendas Maggi (MT), aumentou em média 5 sacos/ha.
*
Pode-se acrescentar Base Húmus 250mL + inoculante por saco de semente. Melhora a nodulaão e crescimento inicial.
*
Para controle de doenças FERRUEGEM e DFC, sugerimos as seguintes pulverizações:
*
* 25 Dias após germinação: Calda Sulfocálcica Super S-20 1L + 50 g de sulfato de cobre + 1 Kg de Bio Silício em 100 litros de água. Em porcentagem será 1% de Sulfocálcica + 0,05% de Sulfato de Cobre + 1% de Bio Silício.
Pré floração: Calda Bordalesa a 2 L + 1 Kg de Bio Silício + 0,5L de Bio Fish em 100 litros de água. Em porcentagem é 2% de Calda Bordalesa + 1% de Bio Silício + 0,5% de Bio Fish.
*
18 dias depois: Calda Sulfocálcica Super S-20 1L + 50 g de sulfato de cobre + 1 Kg de Bio Silício em 100 litros de água. Em porcentagem será 1% de Sulfocálcica + 0,05% de Sulfato de Cobre + 1% de Bio Silício.
*
18 dias depois: Calda Bordalesa a 2 L + 1 L de Bio Silício + Bio Fish 0,5 L em 100 litros de água. Em porcentagem é 2% de Calda Bordalesa + 1% de Bio Silício + 0,5% de Bio Fish.


Para controle de insetos pragas, sugerimos as seguintes pulverizações:
*
* Lagartas: um pouco antes de atingir o índice para aplicação de inseticidas, pulverizar FloraNeem 1%. Aplicar 100 L por hectare desta calda. Pode ser aplicado no sistema BVO (baixo volume oleoso), desta forma colocar a mesma quantidade por hectare Fazer o monitoramento da incidência das pragas e pulverizar esta mistura sempre que estiver no início da infestação, antes de atingir o nível de ação, pois os produtos levam algum tempo para agir nas pragas. O FloraNeem é basicamente repelente, anti alimentício e anti ecdise, desta forma leva algum tempo para agir nos insetos, 1 a 3 dias. O FloraNeem foi formulado para controlar eficientemente todos os tipos de pragas, sugadores (pulgões, mosca branca, percevejos), desfolhadores (lagartas) e ácaros
*
Sugerimos fazer 7 pulverizações com o Nim, dependendo da infestação.
*
Se o foco maior for percevejo (final de ciclo), acrescentar à mistura, 0,5% de sal (Cloreto de sódio).
*
Os demais procedimentos, como tratamento de sementes, adubações de plantio e cobertura permanecem os mesmos do tratamento convencional.
*
IMPORTANTE: Não misturar as caldas para tratamento de doenças (sulfocálcica e bordalesa) com o Nim ou outro inseticida, pois agem em pHs diferentes.
*
Se a ferrugem entrar na área, fazer pulverizações curativas com os fungicidas convencionais sistêmicos.

0 comentários:


Free Blogger Templates by Isnaini Dot Com and Real Estate. Powered by Blogger