segunda-feira, 13 de abril de 2009

Ácaros

Efeitos de extratos de sementes de Nim obtidos com diferentes solventes foram consideravelmente muito mais tóxicos ao ácaro fitófafo Tetranychus cinnabarinus do que ao ácaro predador Phytoseiulus persimilis.

*
(%) de Mortalidade de fêmeas de Tetranychus cinnabarinus (Tc) e Phytoseiulus persimilis(Pp) causado após 1 hora de aplicações de extratos de Nim (smentes moídas) em folhas de feijão.
*

*

100 a 200 ácaros foram utilizados, em cada 6 a 20 repetições
*
ANSOUR, F. ; ASCHER, K.R.S. & OMARI, N. , 1986, In: Prpc. 3rd Int. Neen Conf., Nairobi, 577-587.
*
Redução de fecundidade em fêmeas de Tetranychus cinnabarinus (Tc) e Phytoseiulus persimilis(Pp) causados por resíduos de extratos de Nim em folhas de feijão.
*

*

Mortalidade da aranha predadora que ocorre em citrus Chiracanthium mildei, após 10 dias em que foi exposta a 48 horas em resíduos de extrato de Nim em diferentes concentrações pulverizadas em folhas de grepefruit.
*

*

Conteúdo de nutrientes na torta de sementes de Nim utilizada como adubo:

Nitrogênio: 5,5 a 7,1%
Fósforo: 1,1%
Potássio: 1,5%
*

(SINGH & SITARAMAIAH, 1970; KETKAR, 1976; VIJAYALAKSHMI at al. 1985)

*

Pode-se concluir que com uma dose que causa morte e diminuição de fecundidade no ácaro fitófago Tetranychus cinnabarinus (Tc), o mesmo não ocorre com o ácaro predador Phytoseiulus persimilis(Pp), desta forma o efeito resisual dos extratos do Nim é considerado ecológico, o seja, há uma diminuição da população da praga e a população do predador que sobrevive ajuda a manter a população da praga baixa, pois agora estão em proporções equilibradas. O Nim é portanto um fitoprotetor seletivo.

0 comentários:


Free Blogger Templates by Isnaini Dot Com and Real Estate. Powered by Blogger