terça-feira, 14 de abril de 2009

Nim no Brasil

Apesar do Nim ser utilizado e estudado em todo o mundo, muitos agricultores brasileiros, talvez devido a falsas promessas da revolução verde, ainda duvidam de suas qualidades, ou aceitam as qualidades da planta com moderação, desejando testá-las antes. Esta consciência de saber que não existem produtos milagrosos na agricultura e que é necessário testar e conhecer melhor as novidades agrícolas, talvez seja o maior benefício desta agricultura convencional insustentável e suicida a qual o agricultor esperto já escapou.

*

*
O agricultores que estão utilizando os produtos do Nim estão percebendo suas qualidades no controle de pragas e algumas doenças nos cultivos e criações:
*


*

Resultados de Pesquisa

Mortalidade de lagartas de Spodoptera frugiperda alimentadas com folhas de milho tratadas com FloraNeem
*

FloraNeem (extrato de folhas de Nim)
Testemunha (água destilada) * pela fórmula Abbott
Quinabra Química Natural Brasileira Ltda.
Prof. José Djair Vendramim (Depto. Entomologia - ESALQ)
*

Estes resultados expressam o nível de controle que se pode alcançar com os extratos de Nim, ou seja acima de 90%, com a qualidade de não afetar os inimigos naturais (predadores, parasitas e entomopatógenos), desta forma, é possível manter a população da praga a níveis baixos, fora do nível de dano. Entretanto, vale lembrar que é possível se controlar esta lagarta com o uso de Boro no solo ou na semente do milho, segundo Primavesi no livro “Práticas Alternativas de Controle de Pragas e Doenças na Agricltura.
*
Em recente pesquisa em um pomar de Acerola no município de Inadiatuba, o agricultor Klaus J. G. Bouillon vem utilizando e comprovando as qualidades do óleo de Nim no controle de pulgões, cochonilhas e ácaros. Está utilizando o óleo e logo estará utilizando-se das folhas de seu plantio de 100 árvores de Nim. As folhas podem ser utilizadas ao fim de 1 ano, onde são feitas podas de formação, retirando-se galhos laterais que saem a menos de 1,5 metros de altura.
*

Controle microbiano de pulgões em Acerola em comparação com Óleo de Nim


*

Nos próximos artigos sobre o Nim traremos alguns outros resultados de pesquisa e de testes a nível de campo com os produtos do Nim
*

• Teste de qualidade e propriedades físicas do óleo de Nim
• Citrus - Manejo de Pragas com produtos de Nim
• Goiaba - Mosca das frutas, efeito repelência
• Morango - Ácaros, controle dos focos na lavoura• Dedetização - locais públicos e residências: baratas, mosquitos, moscas, ácaros
*

As aplicações dos produtos do Nim são ilimitados, porém deve-se aplicá-los com critério a fim de se ter maior resposta das qualidades desta milenar planta.
Há empresas fabricando extratos de folhas de Nim, porém o óleo ainda é importado da India e República Dominicana e possui controle de qualidade que podemos assegurar, pois é resultado de um projeto entre aquele governo e a GTZ, onde foi selecionada a variedade de Nim de maior vigor, produção e conteúdo de azadirachtina. Atualmente conta com 5 milhões de árvores em produção e exporta produtos de Nim para todos países do mundo. As mudas produzidas e disponíveis na Nim do Brasil provém também da Rep. Dominicana.

0 comentários:


Free Blogger Templates by Isnaini Dot Com and Real Estate. Powered by Blogger