terça-feira, 14 de abril de 2009

Teste Algodoeiro

Foi realizado um teste dos produtos da Bioorgânica no controle de pragas e doenças do algodoeiro, em Campo Verde (MT).
Área: 50 ha localizada no meio do cultivo da fazenda (área total de algodão: 11.000 ha)

*

Variedade: Cedro
*

*

O manejo do solo foi igual em todas as parcelas do teste, diferenciando somente quanto aos produtos para controle de pragas e doenças.
*
Aos 65 dias foi separado uma parte e manejado no sistema misto, com produtos da Bioorgânica e alguns inseticidas e fungicidas conforme a necessidade.
*
Tratamento Fitossanitário do Algodoeiro com Produtos Base Agrícola
*
Dessecação das plantas espontâneas com redução de herbicida em 30%: FloraNeem 0,5 L/ha + 70% da dosagem do herbicida (Roundup). Foi colocado 1º a água, depois o FloraNeem e por último o herbicida
*
Após a dessecação, não foi aplicado Bio Fish 1 L/ha, para repor microganismos no solo, pois afetado pelo herbicida.
*
Para controle de doenças Ramulose e Ramulária, sugerimos as seguintes pulverizações:

* 35 Dias: Base Ca-S Super S-20 1L + 50 g de sulfato de cobre + 1 Kg de Bio Silício em 100 litros de água. Em porcentagem será 1% de Base Ca-S + 0,05% de Sulfato de Cobre + 1% de Bio Silício.
*
* 45 a 52 Dias: Calda Bordalesa a 2 L + 1 L de Bio Silício + Bio Fish 0,5 L em 100 litros de água. Em porcentagem é 2% de Calda Bordalesa + 1% de Bio Silício + 0,5% de Bio Fish.
*
* Base Ca-S 1L + 50 g de sulfato de cobre + 1 Kg de Bio Silício em 100 litros de água. Em porcentagem será 1% de Base Ca-S + 0,05% de Sulfato de Cobre + 1% de Bio Silício.
*
* Calda Bordalesa a 2 L + 1 L de Bio Silício + Bio Fish 0,5 L em 100 litros de água. Em porcentagem é 2% de Calda Bordalesa + 1% de Bio Silício + 0,5% de Bio Fish.
*
* Base Ca-S 1L + 50 g de sulfato de cobre + 1 Kg de Bio Silício em 100 litros de água. Em porcentagem será 1% de Base Ca-S + 0,05% de Sulfato de Cobre + 1% de Bio Silício.
*

RESUMO do tratamento para controle/prevenção contra Doenças no algodoeiro

*
Para controle de insetos pragas, sugerimos as seguintes pulverizações:

* 30 dias: FloraNeem a 1% . Para 100 L de água, 1 L de FloraNeem. Aplicar 100 L por hectare desta calda.
*
Pode ser aplicado no sistema BVO (baixo volume oleoso), desta forma colocar a mesma quantidade por hectare
*
Fazer o monitoramento da incidência das pragas e pulverizar esta mistura sempre que estiver no início da infestação, antes de atingir o nível de ação, pois os produtos levam algum tempo para agir nas pragas. O FloraNeem é basicamente repelente, anti alimentício e anti ecdise, desta forma leva algum tempo para agir nos insetos, 1 a 3 dias.
*
O FloraNeem foi formulado para controlar eficientemente todos os tipos de pragas, sugadores (pulgões, percevejos), desfolhadores (lagartas), pragas da maçãs (bicudo, lagartas, brocas) e ácaros
*
Sugerimos fazer 7 pulverizações com o FloraNeem, dependendo da infestação.
*


*
Se o foco maior for percevejo (final de ciclo), acrescentar à mistura, 0,5% de sal (Cloreto de sódio).
*
* Se o algodoeiro estiver sem pragas e chegar o tempo de pulverizar, pode-se reduzir a dosagem do FloraNeem para 0,5%.
*
Os demais procedimentos, como tratamento de sementes, adubações de plantio e cobertura permanecem os mesmos do tratamento convencional.
Sugerimos que a adubação de cobertura com uréia seja misturada com 15 a 20 Kg/ha de Boro (ulexita), que tem 11% de Boro, sendo 7,5% prontamente disponível. Aumenta o pegamento de flores e tamanho da fibra.
*
Se for possível coloque também Sul-Po-Mag 40 Kg/ha em cobertura, como fontes de K, S e Mg. É bem melhor que KCl, pois não mata os microrganismos do solo e fornece de maneira equilibrada 3 macronutrientes essenciais ao algodoeiro.
*
IMPORTANTE: Não misturar as caldas para tratamento de doenças (sulfocálcica e bordalesa) com o Nim ou outro inseticida, pois agem em pHs diferentes.
*

Resultados:

O controle da ramulose foi muito bom em todo o cultivo, porém a ramulária apareceu nas folhas baixeiras logo que a cultura fechou, impedindo os produtos Calda Bordalesa, Bio Silício e Sulfocálcica atingir as folhas afetadas. Isso afetou as plantas, diminuindo o pegamento das maçãs baixeiras.
*

Efeito da pulverização de FloraNeem (1 L/ha)


Efeito do FloraNeem sobre Spodoptera sp. em algodoeiro


Notar o acinturamento causado por dificuldade na ecdise (troca de pele)




Efeito do FloraNeem nos animigos naturais das pragas (predadores e parasitas)


*
Custos dos tratamentos


*
O sistema Calda Bordalesa mostrou-se viável no controle de pulgões, lagartas e bicudo, entretanto o controle da ramulária foi insuficiente após o fechamento das fileiras pelas folhas do algodoeiro.
*
Houve um bom controle da ramulose e a produção estimada é de 250 @/ha. Ainda está sendo colhido e será confirmado, estes números, bem como a qualidade da fibra.
*
O sistema misto iniciou-se devido a uma pulverização equivocada para controle de Spodoptera, onde foram misturados FloraNeem + Base Ca-S (sulfocálcica). Esta mistura tem pH acima de 10, o que diminui bastante a eficiência da azadiractina presente no FloraNeem. Neste momento foi utilizado em metade da área Calda Bordalesa, Nomolt e Tuval. A parti daí, foram feitas intenvenções com alguns inseticidas e os fungicidas sistêmicos para controle das doenças.
*
No sistema misto, mostrou-se viável e produtivo, entretanto pode-se melhorar na escolha dos produtos e não errar nas misturas.
*
No sistema convencional as plantas apresentam-se semelhantes às do sistema misto, e pouco melhores que às Calda Bordalesa no aspecto de produção do baixeiro. A expectativa de produção é de 270@/ha.
*
O sistema Calda Bordalesa (fitossanitário) mostrou-se vantajoso, porém há necessidade de melhorias no sistema de adubação e manejo da nutrição da planta como um todo. Adubação com organomineral, uso de pós de rocha, húmus solúvel, biofertilizantes poderão incrementar e melhorar a performance produtiva e tornar o sistema Calda Bordalesa ainda mais vantajoso e seguro para o produtor.
*

O sistema Calda Bordalesa mostrou que é possível produzir algodão sem uso de agrotóxicos e substâncias nocivas ao ambiente e homem.

0 comentários:


Free Blogger Templates by Isnaini Dot Com and Real Estate. Powered by Blogger