terça-feira, 14 de abril de 2009
Toxicidade de alguns inseticidas em comparação com o NIM
Postado por Bio Orgânica - Produtos Naturais às 04:32 0 comentários
Relatório sobre substância mosquicida em teste
Realizamos a aplicação do produto FloraNeem em duas propriedades que estavam com animais apresentando mosca dos chifres em quantidade bastante expressiva. Estimamos que deveriam ter aproximadamente 1200 moscas por animal.
Animais controle: 300 vacas raça nelore, invernada no 19
Município: Bonito – MS
Animais controle: 150 bois de engorda raça nelore
A infestação de moscas do chifre nos bovinos eram de aproximadamente 1000 indivíduos em cada animal
Término do tratamento: 26.03.2001
Os veterinários nos informaram que os bois possuem cerca de 25 a 35 moscas por animal, ou seja menos de 10% da quantidade na qual se recomenda intervir com mosquicidas. Já se passaram mais de 90 dias da aplicação. Observaram também um controle efetivo e repelência dos carrapatos. Os que estavam no animal, murcharam e caíram; os outros que estavam no pasto tentavam subir no animal, mas não se fixavam, ou seja, não parasitavam os animais.
Postado por Bio Orgânica - Produtos Naturais às 04:21 0 comentários
Nim no Brasil
Apesar do Nim ser utilizado e estudado em todo o mundo, muitos agricultores brasileiros, talvez devido a falsas promessas da revolução verde, ainda duvidam de suas qualidades, ou aceitam as qualidades da planta com moderação, desejando testá-las antes. Esta consciência de saber que não existem produtos milagrosos na agricultura e que é necessário testar e conhecer melhor as novidades agrícolas, talvez seja o maior benefício desta agricultura convencional insustentável e suicida a qual o agricultor esperto já escapou.
Mortalidade de lagartas de Spodoptera frugiperda alimentadas com folhas de milho tratadas com FloraNeem
Estes resultados expressam o nível de controle que se pode alcançar com os extratos de Nim, ou seja acima de 90%, com a qualidade de não afetar os inimigos naturais (predadores, parasitas e entomopatógenos), desta forma, é possível manter a população da praga a níveis baixos, fora do nível de dano. Entretanto, vale lembrar que é possível se controlar esta lagarta com o uso de Boro no solo ou na semente do milho, segundo Primavesi no livro “Práticas Alternativas de Controle de Pragas e Doenças na Agricltura.
Nos próximos artigos sobre o Nim traremos alguns outros resultados de pesquisa e de testes a nível de campo com os produtos do Nim
• Teste de qualidade e propriedades físicas do óleo de Nim
• Citrus - Manejo de Pragas com produtos de Nim
• Goiaba - Mosca das frutas, efeito repelência
• Morango - Ácaros, controle dos focos na lavoura• Dedetização - locais públicos e residências: baratas, mosquitos, moscas, ácaros
As aplicações dos produtos do Nim são ilimitados, porém deve-se aplicá-los com critério a fim de se ter maior resposta das qualidades desta milenar planta.
Há empresas fabricando extratos de folhas de Nim, porém o óleo ainda é importado da India e República Dominicana e possui controle de qualidade que podemos assegurar, pois é resultado de um projeto entre aquele governo e a GTZ, onde foi selecionada a variedade de Nim de maior vigor, produção e conteúdo de azadirachtina. Atualmente conta com 5 milhões de árvores em produção e exporta produtos de Nim para todos países do mundo. As mudas produzidas e disponíveis na Nim do Brasil provém também da Rep. Dominicana.
Postado por Bio Orgânica - Produtos Naturais às 04:11 0 comentários
Organismos do solo e o Nim
Um aumento na população de fungos foi observada em solos que receberam torta de Nim entre eles espécies microbivoros e micóphagas de nematóides.
Estudos de Martinez (2000) mostraram que o óleo de Nim (0,5%) pulverizado sobre joaninhas Cicloneda sanguinea, não provocou aumento de mortalidade, quando comparadas às que receberam apenas água como pulverização.
Alguns trabalhos tem mostrado que o Nim proporciona pouca possibilidade de resistência aos insetos, pois não é uma substância pura como a maioria dos inseticidas existentes no mercado.
Fato é que não houve sinais significativos de resistência sob as mesmas condições em extrato de sementes de Nim, confirmando a hipótese de que P. xylostella estabeleceria resistência mais facilmente à um inseticida monofatorial (deltametrina) que para um inseticida polifatorial (extrato de Nim).
Postado por Bio Orgânica - Produtos Naturais às 04:01 0 comentários
Nematóides e o Neem
Estudos sistemáticos sobre o uso de produtos FloraNeem contra nematóides parasitas foram iniciados na India na década de 60. Entretanto, trabalhos recentes tem demonstrado que principalmente a torta de nim, que são as sementes após a extração do óleo, utilizado junto ou simplesmente como adubo, possuem a capacidade de afetar o desenvolvimento e reprodução de nematóides fitófagos.
Extrato aquoso de sementes foram bem efetivos contra ascariasis causado por Ascaris lumbricoides ( Medicina Ayurvedica e Unani)
• Folhas de Nim são fitonematicidas tanto frescas, secas ou como extratos fervido.
• Flores, casca da árvore e resina são tóxicas a algumas espécies de nematóides, porém são pouco efetivos no controle. (SIDDIQUI & ALAN, 1985)
• Extrato de raízes de Nim são tóxicos a várias espécies de nematóides. Exudatos de raízes do Nim também possuem poder nematicida e são efetivos contra Hel. Indicus, Hop. Indicus, R. reniformis, T. brassicae, M. incognita entre outros (ALAM et al. 1975)
• Extrato de frutas frescas foram efetivos contra Pratylenchus spp. (GILL, 1972) e outros nematóides parasitas como Hop. indicus, T. brassicae, R. reniformis e M. incognita (SIDDIQUI & ALAN, 1985)
• Sementes moídas ou extrato aquoso delas são nematicidas para o segundo estágio juvenil de M. incognita (MOJUMDER e MISHRA, 1991). Eficiência nematicida varia entre as espécies de nematóides, M. incognita é mais sensível que R. reniformis, T. mashhoodi e Hop indicus, e os nematóides saprofíticos foram menos sensíveis ainda. Extrato de sementes obtido com água fervida também se mostrou efetivo contra R. reniformis.
• Torta é o principal produto do Nim para controle de nematóides. Extrato aquoso foi efetivo no controle de M. incognita, Hop. indicus, T. brassicae e R. reniformis.
• Óleo tem sido pouco utilizado no controle de nematóides. No entanto, o óleo se mostrou não efetivo contra o segundo estádio juvenil de M. incognita.
O pré-tratamento das raízes das mudas de tomate com FloraNeem, inibiu a penetração de Meloidogyne incognita nas raízes.
Postado por Bio Orgânica - Produtos Naturais às 03:52 0 comentários
Controle das pragas do Tomateiro
Recente tese de mestrado do agrônomo Marcos Aurélio Anequini de Macedo, orientado pelo prof. Dr. Arlindo Leal Boiça Júnior (UNESP-Jaboticabal), mostrou que o FloraNeem controla eficientemente todas as pragas do tomateiro.
RESUMO – Comparou-se em condições de campo, visando o controle de pragas do tomateiro em duas cultivares de crescimento determinado, as seguintes táticas de controle: a) Convencional (C) – pulverizações com os produtos metamidophos, buprofezin, acephate, cipermetrina, abamectina, permetrin, teflubenzuron e lufenuron, aplicados em intervalos de três a seis dias; b) Manejo Integrado de Pragas (MIP) – nível de ação de cada praga para aplicações de imidacloprid, triflumuron, lufenuron e abamectina; c) MIP-Azadirachta indica (Nim) - nível de ação de cada praga para aplicações do produto comercial FloraNeem (1,2% de azadiractina) a 0,5%.
Médias seguidas pela mesma letra minúscula na coluna, não diferem significativamente entre si pelo teste de Tukey. ** 1% e * 5% de significância pelo teste F, ns – não significativo.
MACEDO M. A. A., Táticas de controle de pragas em duas cultivares de tomateiro rasteiro, Dissertação de mestrado, UNESP, Jaboticabal, SP, 60p, 2003.
Postado por Bio Orgânica - Produtos Naturais às 03:44 0 comentários
Efeito dos extratos de Nim sobre pupas de Liriomyza Trifolii (minadora das folhas) em batata
Postado por Bio Orgânica - Produtos Naturais às 03:36 0 comentários
Efeito de produtos cúpricos no controle da ferrugem asiática da soja
O tratamento em que aplicou-se o produto Calda Bordalesa pH 7 a 1,0% apresentou um controle satisfatório quando comparado aos demais, o que não aconteceu com os demais tratamentos. Como conclusão, obteve-se que o produto Borda Ferti pH 7 aplicado na concentração de 1,0% apresenta um bom controle da doença, e que a calda bordalesa não apresentou controle satisfatório.
A ferrugem asiática de soja, causada pelo fungo Phakopsora packyrhizi Sydow & P. Sydow, foi constatada pela primeira vez no continente americano em março de 2001, no Paraguai, oportunidade em que causou redução de rendimento de 1.100 kg/ha. Trata-se de uma doença de muita importância em áreas tropicais e subtropicais (CARVALHO e FIGUEIREDO, 2000). Na safra 2001/2002, a doença voltou a ocorrer em todo o Paraguai e nos estados brasileiros do Rio Grande do Sul, do Paraná, de São Paulo, de Mato Grosso do Sul, de Mato Grosso e de Goiás. Nos locais mais atingidos, as reduções no rendimento de grãos foram estimadas entre 30% e 70%. A perda por ferrugem, no Brasil, em 2002, foi estimada em 112 mil toneladas, ou US$ 24,7 milhões, considerando o valor de US$ 220,50 por tonelada de grãos (YORINORI, 2002; YORINORI et al., 2002). Na safra 2003/2004, segundo estimativas realizadas pelo USDA, o Brasil seria responsável por uma produção de cerca de 61 milhões de toneladas, o que não será atingido devido a fatores desfavoráveis de clima e ao ataque da ferrugem. Segundo estimativa realizada pela CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) a safra brasileira não ultrapassará 51,5 milhões de toneladas.
A resistência genética seria a melhor alternativa para o controle, mas no momento nenhuma variedade comercial apresenta resistência à doença. Desta forma o controle por meio de pulverização de fungicidas vem sendo utilizado elevando o custo de produção da cultura (ITO et al, 2004). A utilização de produtos a base de cobre seria uma boa alternativa para o controle da doença, devido ao seu baixo custo e também a sua baixa toxicidade. O presente trabalho tem por objetivo testar a eficiência de um produto cúprico, bem como determinar a melhor dosagem a ser utilizada no controle da ferrugem asiática.
O experimento foi instalado no ripado, situado na área experimental do Departamento de Produção Vegetal, da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, UNESP- Câmpus Jaboticabal. Utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado (DIC), com seis tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos testados são apresentados: tratamento 1: testemunha; tratamento 2: aplicação do produto Calda Bordalesa pH 7 a 0,10 L p.c. / 100L de água, tratamento 3: aplicação do produto Calda Bordalesa pH 7 a 0,70 L p.c. / 100L de água, tratamento 4: aplicação do produto Calda Bordalesa pH 7 a 1,00 L p.c. / 100L de água, tratamento 5: aplicação de Calda Bordalesa 1,50 L p.c. / 100L de água e tratamento 6: aplicação do fungicida epoxiconazole + pyraclostrobin (Ópera) 0,5 l/ha. O produto comercial Calda Bordalesa pH 7 com pH estabilizado em 7, e com uma garantia de 7% de cobre e 3,3% de cálcio.
Os resultados da análise de variância estão apresentados na Tabela 1, onde se pode verificar que houve diferenças estatísticas significativas entre os tratamentos.
Como pode ser observado na Tabela 2, os tratamentos com o Calda Bordalesa pH 7 nas dosagens de 0,10 L p.c. / 100L de água, 0,70 L p.c. / 100L de água e a calda bordalesa a 1,50 L p.c. / 100L de água apresentaram um maior nível de infecção de ferrugem, não diferindo da testemunha. Entretanto, no tratamento com o produto Calda Bordalesa pH 7 a 1,00 L p.c. / 100L de água, verificou-se um controle satisfatório da doença, o que sugere que o emprego do produto poderá ser promissor. A maior eficiência no controle da ferrugem foi obtido com o fungicida epoxiconazole + pyraclostrobin (Ópera), porém foram observados sintomas de fitointoxicação. Estudos mais detalhados sobre o emprego do produto Calda Bordalesa pH 7 deverão ser efetuados posteriormente.
Através dos resultados apresentados no presente trabalho pode-se concluir que:
O produto comercial Calda Bordalesa pH 7 apresentou um controle satisfatório da ferrugem asiática na dosagem de 1,0 L p.c. / 100 l de água.
CARVALHO JÚNIOR, A. A. de; FIGUEIREDO, M. B. A verdadeira identidade da ferrugem da soja no Brasil. Summa Phytopathologica, Jaboticabal, v. 26, n. 2, p. 197-200, abr./jun. 2000.
Postado por Bio Orgânica - Produtos Naturais às 03:20 0 comentários
Teste Algodoeiro
Foi realizado um teste dos produtos da Bioorgânica no controle de pragas e doenças do algodoeiro, em Campo Verde (MT).
Área: 50 ha localizada no meio do cultivo da fazenda (área total de algodão: 11.000 ha)
O manejo do solo foi igual em todas as parcelas do teste, diferenciando somente quanto aos produtos para controle de pragas e doenças.
* 35 Dias: Base Ca-S Super S-20 1L + 50 g de sulfato de cobre + 1 Kg de Bio Silício em 100 litros de água. Em porcentagem será 1% de Base Ca-S + 0,05% de Sulfato de Cobre + 1% de Bio Silício.
* 30 dias: FloraNeem a 1% . Para 100 L de água, 1 L de FloraNeem. Aplicar 100 L por hectare desta calda.
Sugerimos que a adubação de cobertura com uréia seja misturada com 15 a 20 Kg/ha de Boro (ulexita), que tem 11% de Boro, sendo 7,5% prontamente disponível. Aumenta o pegamento de flores e tamanho da fibra.
O controle da ramulose foi muito bom em todo o cultivo, porém a ramulária apareceu nas folhas baixeiras logo que a cultura fechou, impedindo os produtos Calda Bordalesa, Bio Silício e Sulfocálcica atingir as folhas afetadas. Isso afetou as plantas, diminuindo o pegamento das maçãs baixeiras.
O sistema Calda Bordalesa mostrou que é possível produzir algodão sem uso de agrotóxicos e substâncias nocivas ao ambiente e homem.
Postado por Bio Orgânica - Produtos Naturais às 02:54 0 comentários
segunda-feira, 13 de abril de 2009
Ácaros
Efeitos de extratos de sementes de Nim obtidos com diferentes solventes foram consideravelmente muito mais tóxicos ao ácaro fitófafo Tetranychus cinnabarinus do que ao ácaro predador Phytoseiulus persimilis.
100 a 200 ácaros foram utilizados, em cada 6 a 20 repetições
Mortalidade da aranha predadora que ocorre em citrus Chiracanthium mildei, após 10 dias em que foi exposta a 48 horas em resíduos de extrato de Nim em diferentes concentrações pulverizadas em folhas de grepefruit.
Nitrogênio: 5,5 a 7,1%
Fósforo: 1,1%
Potássio: 1,5%
(SINGH & SITARAMAIAH, 1970; KETKAR, 1976; VIJAYALAKSHMI at al. 1985)
Pode-se concluir que com uma dose que causa morte e diminuição de fecundidade no ácaro fitófago Tetranychus cinnabarinus (Tc), o mesmo não ocorre com o ácaro predador Phytoseiulus persimilis(Pp), desta forma o efeito resisual dos extratos do Nim é considerado ecológico, o seja, há uma diminuição da população da praga e a população do predador que sobrevive ajuda a manter a população da praga baixa, pois agora estão em proporções equilibradas. O Nim é portanto um fitoprotetor seletivo.
Postado por Bio Orgânica - Produtos Naturais às 23:03 0 comentários
Algumas Pragas e Culturas
*
Efeito do Óleo de Nim, sobre Spodoptera sp.
*
Obs: Os insetos não consegue trocar de pele ( ecdise ), olhar o anel no inseto ( foto). Com isso os insetos não passam para fase adulta. Diminuindo a postura e mata os ovos dos insetos. Impedindo a fêmea de botar ovos, rompendo o acasalamento e a comunicação sexual. Com isto diminui a infestação. Como na foto, até a morte.
Postado por Bio Orgânica - Produtos Naturais às 22:29 0 comentários
ÁRVORE DO NEEM
NEEM: A ÁRVORE DA VIDA É SOLUÇÃO PARA AGRICULTORES E PECUARISTAS BRASILEIROS
Postado por Bio Orgânica - Produtos Naturais às 22:22 0 comentários
Folha de Neem
O neen vem sendo utilizado também com resultados surpreendentes na pecuária. Adicionada ao sal mineral tem sido muito eficiente no controle de ectoparasitos.
Gado leiteiro: 250g para cada saca de 25Kg de Sal mineralizado. 2 kg de folha para 1 tonelada de Ração.
Postado por Bio Orgânica - Produtos Naturais às 20:18 0 comentários
Torta de Neem
A Torta de Neen vem sendo utilizada também com resultados surpreendentes na pecuária. Adicionada ao sal mineral em uma proporção de 1 a 2% (p/p) tem sido muito eficiente no controle de endo e ectoparasitos.
Postado por Bio Orgânica - Produtos Naturais às 19:56 0 comentários
NAGRENEEM
NagreNeem é um produto natural, e produzido a partir do estrato de Nim Indiano e outros insumos naturais, e que, com a extração da Azadaractina um dos componentes do NagreNeem, quando utilizado, é de amplo espectro, no combate a pragas e insetos na agricultura e pecuária. Eficiente inseticida, pesticida, bactericida, fungicida e acaricida.
Produto apropriado para uso na agricultura conforme instrução normativa do ministério da agricultura lei de nº 007, de maio de 1999.
Produto Certificado Apan (Associação dos Produtores de Produtos Naturais, sobre o nº 002 de 2005)
Combate a maioria das pragas e insetos das culturas, tais como: pulgões, cigarrinhas, cochonilhas, lagartas (cartucho, espiga, solo), moscas (branca, minadora, das frutas), caruncho, brocas dos frutos, vaquinhas, manchadores, tripés, ácaros, traças, traça da batata, bicho mineiro, minadora dos citros, percevejos, elasmopolpus, bicho -bolo, leprose, cupim de solo, ferrugem asiática, mancha angular, antracnose, oidio, míldio, pinta-preta e etc.
NagreNeem controla aproximadamente 200 pragas na agricultura.
Bernes, carrapatos, moscas e sarna, podendo também ser utilizado em bicheira e inflamações de casco.
Importante salientar que o NagreNeem, como a maioria dos produtos naturais, não possui efeito nocaute sobre as pragas, ou seja, não provoca sua morte imediata. Sua ação começa horas após a aplicação, podendo se prorrogar por até vários dias. Isto porque, o NagreNeem atua seletivamente em cada tipo de inseto, atingindo suas funções vitais de formas diferenciadas.
· Anti-alimentícia para o inseto, ou repelência; ( Inibição Alimentar );
· Interrompe o crescimento do inseto por provocar distúrbios na ecdise (troca de pele do inseto);
· Provoca distúrbios fatais nos insetos adultos, caso em que nas fases jovens se alimentem de plantas tratadas;
· Diminui a postura e mata os ovos dos insetos; impedindo a fêmea de botar ovos, rompendo o acasalamento e a comunicação sexual;
· Nematicida, reduz a população de nematóides filófagos;
· Com extrato das folhas, inibe produção de aflotoxinas;
· Bactericida inibe crescimento de algumas espécies de bactérias.
Neem (folhas, tortas de semente e Óleo (Azadirachta), Timbó (Retenona), Piretro Natural (Crisântemo), Extrato Vinagre.
· Como preventivo: 1 litro de NagreNeem para cada 150 litros de água.
· Como curativo: 1 litro de NagreNeem para 100 litros de água dependendo a infestação.
Coloque sempre a água, e depois o NagreNeem, e também pode ser misturado aos principais nutrientes foliares do mercado. O NagreNeem reduz o PH da calda e nutri e aumenta a resistência sistêmica a doenças e pragas.
Não utilizar o NagreNeem nas horas quentes do dia.
Não aplicar com produtos alcalinos (a base de cobre, zinco e etc...).
Não deixar o produto no sol.
Agite antes de usar
Não polui o meio ambiente e nem traz risco a saúde dos seres humanos e de animais de sangue quente.
Postado por Bio Orgânica - Produtos Naturais às 19:25 0 comentários
Extrato Plus - Pirolenhoso
Postado por Bio Orgânica - Produtos Naturais às 19:12 0 comentários
PLUSNEEM
PlusNeem é um produto 100% natural, e produzido a partir do estrato de Nim Indiano e, com a extração da Azadaractina um dos componentes do PlusNeem, quando utilizado, é de amplo espectro, no combate a pragas e insetos na agricultura e agropecuária. Eficiente pesticida, bactericida, fungicida e acaricida.
Produto apropriado para uso na agricultura conforme instrução normativa do ministério da agricultura lei de nº 007, de maio de 1999.
Produto Certificado (Associação dos Produtores de Produtos Naturais, sobre o nº 002 de 2005)
*
Combate maioria das pragas e insetos daninhos às culturas, tais como: pulgões, cigarrinhas, cochonilhas, lagartas (cartucho, espiga, solo), moscas (branca, minadora, das frutas), caruncho, brocas dos frutos, vaquinhas, manchadores, tripés, ácaros, traças, traça da batata, bicho mineiro, minadora dos citros, percevejos, elasmopolpus, bicho -bolo, leprose, cupim de solo, ferrugem asiática, mancha angular, antracnose, oidio, míldio, pinta-preta etc.
PlusNeem controla aproximadamente 200 pragas na agricultura.
Bernes, carrapatos, moscas do chifre e sarna, podendo também ser utilizado em bicheira e inflamações de casco.
· Anti-alimentícia para inseto, ou repelência;
· Interrompe o crescimento do inseto por provocar distúrbios na ecdise( troca de pele do inseto);
· Provoca distúrbios fatais nos inseto adultos, caso em que nas fases jovens se alimentem de plantas tratadas;
· Diminuí postura e mata os ovos dos insetos; impedindo a fêmea de botar ovos; rompendo o acasalamento e a comunicação sexual;
· Nematicida, reduz a população de nematóides filófagos;
· Como extrato das folhas, inibe produção de aflo toxinas;
· Bactericida inibe crescimento de algumas espécies de bactérias
Importante salientar que o PlusNeem, como a maioria dos produtos naturais, não possui efeito nocaute sobre as pragas, ou seja, não provoca sua morte imediata. Sua ação começa horas após a aplicação, podendo se prorrogar por até vários dias. Isto porque, o PlusNeem atua seletivamente em cada tipo de inseto, atingindo suas funções vitais de formas diferenciadas.
· Como preventivo: 1 litro de PlusNeem para cada 150 litros de água.
· Como curativo: 1 litro de PlusNeem para 100 litros de água dependendo a infestação.
Coloque sempre a água, e depois o PlusNeem.
Não utilizar o PlusNeem nas horas quentes do dia.
Não aplicar com produtos alcalinos (a base de cobre, zinco e etc.).
Não deixar o produto no sol.
Agite antes de usar
Não polui o meio ambiente e nem traz risco a saúde dos seres humanos e de animais de sangue quente.
Postado por Bio Orgânica - Produtos Naturais às 18:47 0 comentários